A EXPRESSÃO EM VALORES DA GRANDEZA
A EXPRESSÃO EM VALORES DA GRANDEZA
Gênesis 33:8-12
Introdução
No mundo em que vivemos o capital determina tudo. O homem tem o seu valor a medida da expressão em valores da grandeza do seu poder e patrimônio. Tem-se dinheiro é alguém. Se possuir bens tem honra. Se aparece na mídia tem fama.
Qual é a medida em expressão do valor da sua grandeza? O que tem valor para você? A que ou a quem você atribui valores? Qual a expressão em valor do que você busca ou vive? Você acompanha o padrão da mídia? Ou você segue o padrão de Jesus?
Desenvolvimento
- O que tem valor para você: Atribuindo valores
Jezabel e Acabe mediram o preço de uma vinha pelo assassinato de um homem inocente. Saul atribui o valor de despojos maculados e amaldiçoados ao invés de obedecer a Deus. Judas mediu o preço atribuindo o valor de trinta moedas de pratas. E você? A que você tem atribuído valor? Quanto vale uma alma para você? Nada! Coisa alguma! Quanto você investiria para salvar alguém? Nada!
Jesus alimentou multidões pelo menos duas vezes. Jesus gastou tempo e dedicação às pessoas que não eram seus parentes nem de longe. Jesus pagou a dívida de Pedro, dos impostos. Será que só você tem valor? Só você vale alguma coisa? Ou melhor, vale tudo! Os outros não valem nada.
- Qual o preço da sua grandeza expressa em valores: Apegando-se ao valor
No contexto da história, Esaú desprezou a grandeza da primogenitura. Abandou o direito da bênção. Ele alimentou-se do ódio contra o seu irmão e por conta disto, afastou-se da família. Ele apegou-se as coisas da terra. Não entendeu que as coisas espirituais têm mais valor do que as da terra. Jacó, por outro lado, foi procurando apegar-se aos princípios espirituais. Casou-se com uma mulher do seu povo. E embora tenha cometido erros, pois todos cometem, não desviou-se de buscar apegar-ser ao maior valor da vida: a comunhão com Deus. E teve êxito em sua busca.
- Qual a grandeza que se expressa em valores na sua vida: Vivendo a grandeza
Lamentavelmente, poucas pessoas se permitem experimentar a grandeza do amor. Sim, o amor. Presas a amargura, rancor, raiva, vingança, e todos os tipos de sentimentos corrosivos da alma que só fazem destruir o próprio indivíduo. O amor, por outro lado, tem o poder construtivo pelo perdão.
Esaú e Jacó experimentaram durante a vida momentos difíceis de relacionamento gerando sentimentos destrutivos que geram conseqüências desagradáveis, como o afastamento familiar; a perda triste dos pais, estando longe do lar e, afastado da família. Durante os primeiros anos viveram valores humanos, desenganados.
Esaú desprezou os pais realizando casamento misto. Desprezou os caminhos de Deus escolhendo uma vida sem mandamentos da Palavra e sem princípios espirituais. Contudo, houve esperança para o perdão e houve oportunidade para o amor.
Jacó buscou a Deus. Concertou-se diante de Deus. Lutou com Deus para que Deus lhe desse a bênção de alcançar o perdão do seu irmão para que pudesse viver direito sobre a terra.
Você tem dado oportunidade para o perdão na sua vida? Você quer viver o amor de Deus? Ou você está preso à amargura, ao rancor, a vingança, a mágoa, o ressentimento? Liberte-se! Deixe o amor de Deus entrar em sua vida.
Conclusão
A proporção do que atribuímos valor, nos apegarmos a este, e vivermos a intensidade de nossa vida esta expressão, será o resultado que colheremos em nosso viver. Jesus escolher fazer a vontade de Deus e apesar dos revezes colheu a glória. Apesar de sofrer, experimentou alívio. Apesar de dores, colheu a paz.
É necessário você rever seus conceitos. É necessário você avaliar as dimensões de sua vida. A que você tem atribuído os maiores valores? A que você tem se apegado? Como você está vivendo a expressão em valores da grandeza que você escolheu para você? Talvez, a resposta a estas perguntas esclareçam porque a sua vida está como está e porque as coisas estão como estão. Dê espaço para Deus e busque a Ele em primeiro lugar como o maior valor. Apegue-se a Ele acima de tudo e aos Seus mandamentos. Viva intensamente a vontade de Deus na sua vida, mesmo que isto resulte em perdas de bens, recursos, dinheiros e quaisquer outras coisas desta terra. Você terá a vitória se resolver confiar plenamente em Jesus.
Pr. Sidney de Souza Guimarães